Grupo JCA adquire ônibus Scania com sistema de segurança ADAS

Nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, a Scania divulgou nota informando que o Grupo JCA adquiriu seu primeiro ônibus com o ADAS, sistema de segurança avançado de auxílio ao motorista. O veículo, que possui chassi Scania K360 4×2, foi montado pela Scania em parceria com o departamento de engenharia do Grupo JCA para ficar como veículo de demonstração nas diversas linhas do grupo. Ele foi aprovado e agora passa a integrar a frota da Viação Cometa.

O ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) foi lançado no mercado brasileiro em 2016 e faz parte da linha de opcionais de segurança da Scania. Ele oferece assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito. ADAS opera a partir de uma câmera e um radar instalados, respectivamente, no para-brisa e no para-choque do veículo. Ele é dividido em três dispositivos:
AEB (frenagem de emergência avançada): por meio do radar e da câmera, vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e, assim, diminui efetivamente o risco de colisões frontais;
LDW (aviso de saída de faixa): monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado;
ACC (controle de cruzeiro adaptativo): auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo da frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

“O Grupo JCA não mede esforços na busca de itens de proteção para a sua frota, porque tem a segurança como prioridade na sua cultura de gestão. O sistema foi testado com sucesso e estamos avaliando a possibilidade do equipamento tornar-se um item de série na nossa frota”, comenta Fernando Guimarães, diretor da Viação Cometa.

“A aquisição do ADAS por um grupo do tamanho da JCA comprova a importância do sistema, que permite ao conjunto aumentar a segurança dos passageiros e dos motoristas. Estamos no caminho certo”, afirma Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Será cada vez mais um diferencial ao usuário de nossos clientes viajar num ônibus com um sistema avançado de proteção. Temos certeza de que as encomendas irão aumentar já em 2019.”

O grupo JCA, formado pelas empresas Viação 1001, Viação Cometa, Viação Catarinense, Expresso do Sul, Macaeense e Rápido Ribeirão Preto, opera linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais nas regiões sudeste e sul do Brasil.

==========

Siga o Via Rodoviária:

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas” e no "Via Rodoviária". É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana. Fale conosco: esales@viarodoviaria.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>