Conheça o Sistema de Segurança Ativa da Volvo

Conheça o Sistema de Segurança Ativa da Volvo

11 de novembro de 2019 0 Por José E. Sales

Na semana passada, novos ônibus com a tecnologia foram entregues a duas empresas de turismo


Por José Euvilásio Sales
com informações da Volvo


As montadoras estão investindo cada vez mais em equipamentos de segurança, de modo a atender o frotista do transporte rodoviário em uma de suas maiores necessidades: aumentar a segurança do seu serviço.

Na semana passada, foram entregues às empresas de turismo Transacácia, de Maringá, no Paraná, e a Pedra Azul, do Espírito Santo, ônibus equipados com as novas versões do SSA, o Sistema de Segurança Ativa, da Volvo.

O SSA são opcionais que tem como função auxiliar o motorista na condução do veículo, composto por sistemas que alertam e até atuam em condições em que há detecção de perigo ao volante. O SSA é dotado dos seguintes equipamentos:

Aviso de Colisão Frontal com Frenagem de Emergência: através de um radar e uma câmera, há o monitoramento de obstáculos ou veículos na frente no ônibus. Caso a distância esteja diminuindo muito – o que pode ser indício de sonolência ou distração do motorista – , o sistema emite avisos sonoros e visuais. Caso não a velocidade não diminua, o próprio sistema faz uma pré-frenagem ou frenagem total de emergência, em caso de acidente eminente;

Aviso de Mudança de Faixa: é acionada quando o ônibus passa sobre as faixas da pista, à esquerda ou à direita, sem ligar as setas – indicando desatenção ou descuido. Além de emitir sinais sonoros e visual no display do painel, o dispositivo faz vibrar o assento do motorista;

Sinal de Alerta no Para-brisa (Heads Up Display): caso os dispositivos detectem um eventual risco de impacto com outro veículo, é projetada uma barra vermelha de luzes de Led no para-brisa para o condutor visualizar mais facilmente;

Piloto Automático Adaptativo: sistema que mantém um distanciamento previamente definido pelo condutor em relação ao veículo da frente, mantendo sempre uma distância segura;

Assento Vibratório: dispositivo de segurança que também alerta o motorista em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca. É a única tecnologia de segurança do pacote SSA que precisa ser instalada no encarroçamento do ônibus.

O SSA é um conjunto completo recursos de segurança ativa que contribuem decisivamente para apoiar o motorista e melhorar a operação”, explica Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses Latin America.

O SSA Volvo está disponível em todas as configurações – 4×2, 6×2 e 8×2 – de chassis rodoviários da marca, com motor traseiro.

Controle Automático de Velocidade – Esse é outro dispositivo que passa a estar disponível de forma regular nos ônibus rodoviários da marca. Por meio do GPS, é possível identificar onde o veículo está circulando e reduzir, de forma automática, em áreas criticas como curvas perigosas, dentro de terminais, dentre outras situações, independente da ação do motorista. Para ativar o sistema o operador do veículo define os pontos em que deseja reduzir a velocidade e faz a programação remota, usando a plataforma de conectividade Volvo. A tecnologia permite reprogramação a qualquer momento, ajustando a velocidade máxima do veículo de forma remota e instantânea, de acordo com a necessidade de cada empresa de transporte.

Os nossos chassis já têm há muito tempo uma série de tecnologias de segurança standard. O pacote opcional SSA é mais uma solução que fortalece a posição da Volvo no mercado”, observa Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

Os ônibus rodoviários da Volvo já saem de fábrica desde 2007 com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), que reduz a possibilidade de derrapagem e de capotagem em curvas fechadas. O ABS (Sistema Antibloqueio das Rodas) foi introduzido em ônibus pela Volvo em 1991. Os freios a disco e o EBS (freios com controle eletrônico) são oferecidos pela marca há 12 anos.

Mais algumas informações no vídeo abaixo:


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